|
|
| Acesso ao texto completo restrito à biblioteca da Embrapa Soja. Para informações adicionais entre em contato com valeria.cardoso@embrapa.br. |
Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Soja. |
Data corrente: |
16/03/2017 |
Data da última atualização: |
03/11/2017 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Autoria: |
ZILAGYI -ZECCHIN, V. J. S.; ADAMOSKI, D.; GOMES, R. R.; HUNGRIA, M.; IKEDA, A. C.; KAVA -CORDEIRO, V.; GLIENKE, C.; GALLI -TERASAWA, L. V. |
Afiliação: |
VIVIAN J. S ZILAGYI-ZECCHIN, UFPR; DOUGLAS ADAMOSKI, UFPR; RENATA RODRIGUES GOMES, UFPR; MARIANGELA HUNGRIA DA CUNHA, CNPSO; ANGELA C. IKEDA, UFPR; VANESSA KAVA -CORDEIRO, UFPR; CHIRLEI GLIENKE, UFPR; LYGIA V. GALLI-TERASAWA, UFPR. |
Título: |
Composition of endophytic fungal community associated with leaves of maize cultivated in south brazilian field. |
Ano de publicação: |
2016 |
Fonte/Imprenta: |
Acta Microbiologica et Immunologica Hungarica, v. 63, n. 4, p. 449-466, 2016. |
ISSN: |
1588-2640 |
DOI: |
10.1556/030.63.2016.020 |
Idioma: |
Inglês |
Conteúdo: |
The objective of this study was to conduct a survey about fungi associated with leaves from two different maize plant lineages and to analyze their microbiota diversity. Isolated fungi were identified by morphological analysis and molecular taxonomy was performed using ITS1-5.8S-ITS2 rDNA. About 27 fungi morphotypes were obtained, 15 of them were from the first maize lineage. About 86.7% of the individuals belonged to the Dothideomycetes class (Phoma sorghina, Epicocum nigrum, Cladosporium sp., Bipolaris zeicola , and Alternaria alternata complex) and 13.3% to the Sordariomycetes class (Diaporthe/Phomopsis sp. and Nigrospora sp.). This ratio was opposite in the other maize lineage with 25.0% of Dothideomycetes (E. nigrum and Pleosporales) and 75.0% of Sordariomycetes (Gibberella fujikuroi complex, Fusarium graminearum complex, Diaporthe /Phomopsis sp., and Nigrospora sp.). By concerning the analyses of morphological characteristics and molecular phylogeny, this study intended to identify the groups of saprophytic, phytopathogenic, and mycotoxin fungi, which differently co-inhabit leaf tissue of maize plants in both tested lineages. |
Palavras-Chave: |
Microbiota. |
Thesagro: |
Fungo. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 01934naa a2200253 a 4500 001 2067198 005 2017-11-03 008 2016 bl uuuu u00u1 u #d 022 $a1588-2640 024 7 $a10.1556/030.63.2016.020$2DOI 100 1 $aZILAGYI -ZECCHIN, V. J. S. 245 $aComposition of endophytic fungal community associated with leaves of maize cultivated in south brazilian field.$h[electronic resource] 260 $c2016 520 $aThe objective of this study was to conduct a survey about fungi associated with leaves from two different maize plant lineages and to analyze their microbiota diversity. Isolated fungi were identified by morphological analysis and molecular taxonomy was performed using ITS1-5.8S-ITS2 rDNA. About 27 fungi morphotypes were obtained, 15 of them were from the first maize lineage. About 86.7% of the individuals belonged to the Dothideomycetes class (Phoma sorghina, Epicocum nigrum, Cladosporium sp., Bipolaris zeicola , and Alternaria alternata complex) and 13.3% to the Sordariomycetes class (Diaporthe/Phomopsis sp. and Nigrospora sp.). This ratio was opposite in the other maize lineage with 25.0% of Dothideomycetes (E. nigrum and Pleosporales) and 75.0% of Sordariomycetes (Gibberella fujikuroi complex, Fusarium graminearum complex, Diaporthe /Phomopsis sp., and Nigrospora sp.). By concerning the analyses of morphological characteristics and molecular phylogeny, this study intended to identify the groups of saprophytic, phytopathogenic, and mycotoxin fungi, which differently co-inhabit leaf tissue of maize plants in both tested lineages. 650 $aFungo 653 $aMicrobiota 700 1 $aADAMOSKI, D. 700 1 $aGOMES, R. R. 700 1 $aHUNGRIA, M. 700 1 $aIKEDA, A. C. 700 1 $aKAVA -CORDEIRO, V. 700 1 $aGLIENKE, C. 700 1 $aGALLI -TERASAWA, L. V. 773 $tActa Microbiologica et Immunologica Hungarica$gv. 63, n. 4, p. 449-466, 2016.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Soja (CNPSO) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
Voltar
|
|
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Agricultura Digital. |
Data corrente: |
04/10/2010 |
Data da última atualização: |
25/02/2011 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Circulação/Nível: |
B - 4 |
Autoria: |
TORRES, T. Z. |
Afiliação: |
TERCIA ZAVAGLIA TORRES, CNPTIA, Unip, Faculdade de Paulínia (FACP), Policamp. |
Título: |
Trabalho, educação e aprendizagem em instituição de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica - PD&I. |
Ano de publicação: |
2009 |
Fonte/Imprenta: |
Revista Profissão Docente, Uberaba, v. 9, n. 20, 2009. |
Páginas: |
35 p. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Este artigo relata uma pesquisa realizada em uma instituição de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica do segmento agropecuário brasileiro. Sob a perspectiva da ciência da educação, a investigação analisou a relação entre trabalho, educação e aprendizagem. Seu objetivo foi compreender como as aprendizagens dos pesquisadores que integram o quadro de pesquisa da empresa ocorrem, identificando os tipos de aprendizagens e os fatores institucionais que as favorecem. Realizada a partir da abordagem qualitativa, a pesquisa contou com a participação de 14 sujeitos selecionados por critérios previamente definidos. Além da entrevista individual com roteiro semi-estruturado serviram de instrumentos de coleta de dados o diário de campo e a análise documental. O tratamento e a análise dos dados produziram três categorias de análises que foram consubstanciadas em um Mapa Conceitual que representa a forma como os sujeitos aprendem no ambiente de trabalho. |
Palavras-Chave: |
Aprendizagem em instituição de pesquisa; Aprendizagem organizacional; Desenvolvimento e inovação tecnológica; Development and technological innovation; Learning research institute; New technology; Organizational learning. |
Thesagro: |
Educação. |
Categoria do assunto: |
X Pesquisa, Tecnologia e Engenharia |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/19371/1/9915.pdf
|
Marc: |
LEADER 01786naa a2200229 a 4500 001 1863464 005 2011-02-25 008 2009 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aTORRES, T. Z. 245 $aTrabalho, educação e aprendizagem em instituição de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica - PD&I.$h[electronic resource] 260 $c2009 300 $a35 p. 520 $aEste artigo relata uma pesquisa realizada em uma instituição de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica do segmento agropecuário brasileiro. Sob a perspectiva da ciência da educação, a investigação analisou a relação entre trabalho, educação e aprendizagem. Seu objetivo foi compreender como as aprendizagens dos pesquisadores que integram o quadro de pesquisa da empresa ocorrem, identificando os tipos de aprendizagens e os fatores institucionais que as favorecem. Realizada a partir da abordagem qualitativa, a pesquisa contou com a participação de 14 sujeitos selecionados por critérios previamente definidos. Além da entrevista individual com roteiro semi-estruturado serviram de instrumentos de coleta de dados o diário de campo e a análise documental. O tratamento e a análise dos dados produziram três categorias de análises que foram consubstanciadas em um Mapa Conceitual que representa a forma como os sujeitos aprendem no ambiente de trabalho. 650 $aEducação 653 $aAprendizagem em instituição de pesquisa 653 $aAprendizagem organizacional 653 $aDesenvolvimento e inovação tecnológica 653 $aDevelopment and technological innovation 653 $aLearning research institute 653 $aNew technology 653 $aOrganizational learning 773 $tRevista Profissão Docente, Uberaba$gv. 9, n. 20, 2009.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Agricultura Digital (CNPTIA) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
Fechar
|
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada. |
|
|